Sindicacau participa do 10º Congresso da Contac e é eleito para representar o departamento de “Balas e Chocolates”, fortalecendo a luta dos trabalhadores da indústria alimentícia.

A Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac), filiada à CUT, realizou seu 10º Congresso nos dias 10, 11 e 12 de julho. Durante o evento, além da eleição de uma nova direção para representar os trabalhadores e trabalhadoras da alimentação no Brasil, destacou-se a participação ativa do Sindicacau, representante do departamento de “Balas e Chocolates”, na busca por alternativas importantes diante das reformas Trabalhista e Previdenciária aprovadas em governos anteriores.

Josimar Cecchin foi eleito como o novo presidente da Contac para o quadriênio 2023-2027. A posse da nova direção está programada para dezembro. O Sindicacau, por sua vez, desempenhou um papel fundamental nesse processo eleitoral, demonstrando seu compromisso e orgulho em representar o departamento de “Balas e Chocolates”. Sua participação ativa no congresso contribuiu para a construção de diversas frentes de debates, buscando fortalecer a confederação e reverter os retrocessos ocasionados pelas reformas implementadas nos governos anteriores.

Cecchin ressaltou: “Nosso maior objetivo é unificar as nossas bases. Queremos criar uma confederação ainda maior e mais fortalecida, contando com a juventude e a experiência daqueles que há muito tempo vêm construindo a unidade da classe trabalhadora em âmbito nacional”. O reconhecimento da participação do Sindicacau no evento e a eleição para representar o departamento de “Balas e Chocolates” refletem o compromisso e o orgulho dessa representação em lutar pelos direitos e interesses dos trabalhadores da indústria alimentícia.

Nelson Morelli, que esteve à frente da entidade como presidente entre 2019 e 2023, relembrou as lutas e desafios enfrentados durante esse período. Ele destacou a importância da atuação do Sindicacau e reconheceu o tempo curto para avançar ainda mais diante de uma pandemia e de um governo que considerou como o pior da história do país. A reconstrução do país representa um desafio para a nova diretoria eleita, que buscará enfrentá-lo com determinação e em conjunto com todas as representações sindicais comprometidas com a classe trabalhadora.