Curso Básico de Formação para Dirigentes Sindicais

Qual é o papel social dos sindicatos e quais são os desafios na formação de novos integrantes do movimento? Esses questionamentos nortearam o conteúdo do curso de Formação Sindical para Dirigentes, realizado na sede do Sindicacau em Ilhéus nos dias 13 e 14 de março de 2024, bem como o debate inerente que surgiu com o tema.

Ministrado pelos companheiros Rodrigo Cardoso (Presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus), Jairo Araújo (Presidente da FEC Bahia), Edson Alves, Wilmaci (vereadora de Itabuna), Cláudio Magalhães (Vereador de Ilhéus), Paulo Margalhaes e Mário Shneider, o curso trouxe um breve resumo do cenário de luta dos trabalhadores, desde a revolução industrial iniciada na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII, e como os primeiros sindicatos se organizaram no mundo.

No dia 13 de março, pela manhã, o camarada Rodrigo Cardoso abordou a história do movimento sindical, concepções sindicais, e entre os tópicos, destacou-se também a formação dos sindicatos no Brasil, além da origem da organização sindical no país. Na parte da tarde, Edson Alves abordou o programa socialista para o Brasil.

No dia 14 de março, pela manhã, o presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, falou sobre os desafios contemporâneos da classe trabalhadora, enquanto Wilmaci (vereadora de Itabuna) e Cláudio Magalhães (Vereador de Ilhéus) discutiram os desafios políticos da classe trabalhadora, entre outros temas relacionados ao cenário político nacional e regional. Na parte da tarde, o camarada Paulo Margalhaes contribuiu abordando “O combate ao racismo numa perspectiva classista”, seguido pelo camarada Mário Shneider com os convidados João Felipe e Kélmane Arbage, destacando a Oficina de Mídia Digital, como entender as plataformas para comunicar e engajar a base Sindical.

“Cada vez mais, nós, dirigentes sindicais, precisamos nos dedicar ao estudo e ao aprendizado, porque devemos estar preparados para as novas demandas da categoria das Indústrias Moageiras de Cacau e encontrar novas formas de nos estruturarmos em prol dos trabalhadores”, avalia Ulisses Abade, Presidente de Sindicacau.

O curso contou com 24 participantes diretores do Sindicacau. Com o curso de formação, busca-se sistematizar o conhecimento sobre a luta sindical, ajudando a qualificar nossos dirigentes. Também é importante destacar que este é um trabalho em parceria com a CTB.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.