Presidente do SindCacau fala sobre protocolos contra Covid-19 em fábricas de Ilhéus e Itabuna

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, vem, por meio do seu atual presidente, Wilson Carlos Teles Drisostes, esclarecer fatos que entendemos serem inverídicos.

Aproveitamos também para informar que o Sr. Luiz Fernandes Ferreira Andrade não faz mais parte da diretoria do SindCacau, tampouco é funcionário da Barry Callebaut Itabuna, sendo demitido no último mês de dezembro, portanto, ele não fala em nome dos trabalhadores e desconhece a realidade desses. O Sr. Luiz Fernandes conta inverdades, histórias inventadas, com o intuito, acreditamos, de alguma finalidade política partidária. Quem defende, de fato, os trabalhadores é o SindCacau.

Desde o ano de 2020, quando teve início a pandemia do novo coronavírus. O Sindicacau cobrou das empresas ações para o vírus não disseminar entre seus funcionários e familiares, mas a Cargill Agrícola, Barry Callebaut de Ilhéus e Itabuna e Olam Joanes, nos informaram que estavam seguindo as recomendações dos órgãos de referência, como o Ministério de Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos E.U.A, que são:

1-            Lavar as mãos com frequência; usar sabão e água ou álcool em gel que está disponibilizado no interior da fábrica;

2-            Manter distanciamento seguro, tanto nos transportes, como nos refeitórios;

3-            Uso obrigatório de máscaras faciais, evitando tocar nos olhos, nariz ou na boca, e manter o distanciamento seguro;

4-            Cobrir o nariz e boca com o braço dobrado ou com um lenço ao tossir ou espirrar;

Cuidado com colaboradores:

1-            Os funcionários que apresentarem sintomas e/ou tiverem histórico de viagem ou contato com algum sintomático ou infectado confirmado são afastados da empresa temporariamente e sem sofrer nenhum desconto de seus salários;

Além do exposto, tivemos uma importante vitória no dia 23 de junho de 2021, quando os funcionários da Barry Callebaut Itabuna foram todos vacinados, graças à intervenção do vereador de Itabuna Nem Bahia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. Infelizmente, em Ilhéus não obtivemos êxito, apesar de funcionários do polo de informática e bancários terem sido vacinados (posteriormente). Foi solicitado das empresas Cargill, Barry e Olam a entrega das listas dos trabalhadores efetivos e terceirizados, para que ocorresse a vacinação, porém, o secretário de saúde, Geraldo Magela, mudou sua opinião, e falou que toda a população é “prioridade”, apesar de ter liberado vacina para trabalhadores de outros segmentos.

Reforçamos que temos diretores sindicais que fiscalizam diariamente se os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo cumpridos. Infelizmente, registramos perdas de companheiros para a Covid-19, mas, neste momento tão difícil, temos que nos unir para sairmos o mais rápido possível dessa pandemia.

Reprodução: Blog do Gusmão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.