Diretoria do SINDICACAU marca presença no 9° Encontro Sindical Nacional do PCdoB em Salvador

No último dias 16 e 17 de junho de 2023, o 9° Encontro Sindical Nacional do PCdoB foi realizado em Salvador, Bahia, contando com a participação de destacados líderes sindicais de todo o país. A diretoria do SINDICACAU, composta pelos diretores Ulisses Abade, André Luiz e Júlio (Lula), marcou presença no evento, reforçando o compromisso da entidade com a luta pelos direitos dos trabalhadores do setor cacaueiro.

Além da presença da diretoria do SINDICACAU, o encontro contou com a participação de dirigentes sindicais de 23 estados brasileiros, representando diversas categorias e setores da economia. Essa ampla representatividade fortaleceu os debates e as discussões sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores no atual contexto socioeconômico.

Entre as personalidades presentes, destacou-se a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que reafirmou o compromisso do estado em apoiar as demandas dos sindicatos e trabalhadores. Também estiveram presentes Davidson Magalhães, Adilson Araújo (presidente da CTB Nacional), Alice Portugal (deputada federal) e Dacio (presidente da Fetiaba), entre outros representantes políticos e sindicais.

Vale ressaltar que, embora a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, não tenha comparecido presencialmente, ela participou do evento de forma virtual, demonstrando o interesse e apoio do Ministério em relação às pautas discutidas no encontro.

Durante o 9° Encontro Sindical Nacional do PCdoB, foram abordadas diversas questões de relevância para os trabalhadores, incluindo a defesa dos direitos trabalhistas, a valorização do diálogo social, a garantia de condições dignas de trabalho e a busca por melhores políticas públicas para o setor.

A participação da diretoria do SINDICACAU nesse evento nacional demonstra o engajamento da entidade em fortalecer as relações sindicais, buscar soluções para os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor cacaueiro e contribuir para a construção de um ambiente laboral mais justo e igualitário.