SINDICACAU DENUNCIA ATIVIDADE QUE ESTA LEVANDO TRABALHADORES AO ADOECIMENTO NA CARGILL EM ILHEUS

A multinacional Cargill Agricola é uma da maiores empresas moageiras de cacau do mundo esta localizada na Rodovia Ilhéus Uruçuca Km 08 s/n Distrito Industrial de Ilhéus.

Os operadores da produção 1 ,não estão aguentando mais com a rotina de limpeza do ciclone do secador A3107, o ciclone fica sempre obstruído sendo que já foi dada até uma sugestão de melhoria ao responsável da área o supervisor ROBSON para colocar um martelo pneumático pra bater na lateral do ciclone pra não acumular pó nas paredes, mas para essa sugestão até o presente momento não recebemos nenhum feedback, e acaba sobrecarregando os operadores e os funcionários terceirizados do Sintrasul levando a um desgaste físico. Há relatos de muitas dores no corpo principalmente nos ombros e nos braços ao executar essa atividade existem relatos que os trabalhadores são obrigados a trabalhar em tempo chuvoso para poder adiantar atividade.

O ano passado a empresa para amenizar a situação retirou os funcionários efetivos e colocou funcionários terceirizados do Sintrasul para fazer essa limpeza do ciclone é um trabalho de enxugar gelo pois limpa o ciclone e com poucos dias está obstruído novamente, se tornou rotina que acaba gerando adoecimento dos trabalhadores.

Essa atividade é executada em frente a sala de segurança do EHS que deveria estar atuando para evitar danos à saúde física dos envolvidos nesta tarefa de limpeza do ciclone mais uma vez solicitamos que a empresa solucione este problema que está criando sequelas na saúde dos trabalhadores envolvidos.

Foram varias tentativas com ofícios para a Cargill na esperança de solucionar o problema e diretores sindicais buscando resolver junto as suas chefias nos obrigou a denunciar esta irregularidade.